Carta aberta aos presindenciáveis

Caros candidatos á Presidência da República Federativa do Brasil.

Primeiramente, gostaria de cumprimentá-los pela coragem de assumir um compromisso tão grande com o povo brasileiro, visto que é preciso muito preparo para levar em frente um País com o porte do Brasil. Digo aqui, também, que essa carta é apartidária, mas vem com manifestações do bem comum.

Bem, estamos em período de segundo turno das eleições, uma época muito decisiva e importante para todos nós. Como jovem eleitora que sou, posso dizer que nessa eleição me senti mais madura e inteligente para tomar minha decisões. Acompanhei as propagandas políticas em todos os meios de comunicação; acompanhei também manifestações políticas de quem admiro e tenho respeito. Não pretendo aqui manifestar apoio a nenhum dos candidatos, pretendo sim prezar pelo povo brasileiro.

Senhores candidatos, acompanhando as propagandas políticas, senti uma certa decepção pelo tanto de ofensas e troca de farpas que vi e ouvi vindo dos senhores. Penso que uma propaganda política seria o momento de mostrarem suas ideias e vontades para com o nosso país, mas isso não vem acontecendo pois os senhores preferem falar sobre o passado de seus oponentes. Produções cinematográficas tentam, a todo o momento, nos convencer que o lado A é melhor que o lado B e vice-versa. 

Não me interessa qual partido os senhores representam, interessa sim se os senhores respeitam os ideias de seus grupos, mas pensem também nos ideias de todos aqueles que não tem contato algum com os senhores. Acredito que quem segue os ideias do seu próprio grupo (partido), respeitando-os e levando-os consigo pela vida, vai também saber respeitar e levar em frente os ideias do povo.

Agora, estendo minha carta para todos nós, simples porém importantes eleitores, façam a sua escolha baseados naquilo que vocês acreditam. Leiam, pesquisem, discutam e conversem pois o poder está nas nossas mãos, isso que é democracia. Deem sua opiniões e respeitem a opinião dos outros. Não brigue por politicagem.

Cito aqui trechos de um texto que li da Mariliz Pereira Jorge: "Voto, sim, mesmo que seja num candidato em que acredito pouco e que me representa mais ou menos. Porque em eleição não dá pra ser café-com-leite. [...] E o nome disso é democracia: significa que não adianta olhar para o próprio umbigo e espernear porque as coisas não saíram como se quis. Em política e em tudo na vida, não dá para agradar todo mundo. Você pode não estar feliz, mas outras pessoas estão. Simples assim. [...] Quem vota em branco ou nulo não está contestando nada, apenas se conformando. Dizendo tanto faz, não estou nem aí."

E continua: "Pois bem, meu caro sabichão, que resolveu ficar no poleiro só olhando a confusão. Você pode até se sentir muito esperto em não optar por este ou aquele, mas saiba que um dos dois se beneficiará da sua decisão de não cagar e não sair da moita. E pode ser o candidato que você menos gosta, mesmo que não goste de nenhum dos dois. Tão fácil sair pela tangente e, quando der uma merda bem grande - e sempre haverá gente dizendo que está dando merda -, poder dizer que não tem nada a ver com isso. Votar em branco ou nulo é o mimimi mais bocó das eleições. Prefiro escolher mal a deixar que o façam por mim. Não optar por nada é coisa de gente que se omite, que se acovarda ou fraqueja. Ou tudo junto e misturado."


Encerro essa minha carta pedindo aos senhores candidatos que parem com essa baixaria toda, que mostrem suas caras e suas mãos limpas, que sonhem e mostrem suas ideias, que não se ofendam e sim discutam pelo melhor para o Brasil, que sejam vocês mesmos, independente de pesquisas, partidos ou seja lá o que for.

E a você, que está lendo esse texto, peço que domingo vá votar em um dos dois candidatos, que faça sua escolha baseada em argumentos bons e não porque é do partido que você simpatiza. Seja você mesmo e acredite no futuro de nosso País.

Pela política bem feita e não pela politicagem.

Att. Eduarda Laís Eilert.

2 comentários

  1. Achei super legal sua iniciativa, acho que as pessoas deveriam falar menos em mudança e fazerem a mudança que desejar. Afinal de que adianta falar bonito e chegar nas urnas e não fazer nada que possa mudar a realidade do país para melhor.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ane! Pensei e repensei muitas vezes antes de escrever, mas precisava colocar isso para fora. Concordo contigo, não adianta de nada falar bonito e sair por aí furando fila, não devolvendo troco errado e não se informando sobre seus candidatos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...