Sociedade do contra

Quanto tempo, não é mesmo, queridos leitores. Primeiro post de 2013. E vem cheio de indignações.

O título já diz bastante coisa. Vivemos em uma sociedade do contra. Uma sociedade que prefere remediar do que prevenir. Uma sociedade que prefere punir do que ensinar.
Essa doentia sociedade em que vivemos é capaz de investir milhões em presídios, viaturas, delegacias, salários dos policiais e salários reclusão; e não é capaz de ensinar os verdadeiros valores já no berço. Gastam milhões em campanhas políticas para eleger o melhor para nosso país, nosso estado e nossos municípios e o que vemos é o nosso dinheiro sendo jogado fora, nossas esperanças destruídas; porque eles precisam abrir inquérito para descobrir roubos, precisam fazer CPI para descobrir fraudes e mais fraudes.
Essa sociedade do contra, que investe em casas de recuperação, em presídios, em salários disso e salário daquilo; poderia investir muito mais na base da sociedade, na educação, na cultura mais acessível ao povo (mas eu falo de cultura de verdade, não lek lek, nem bara berê), no auxílio de projetos fantásticos, na oferta de empregos e bolsas de estudo.
Mas essa sociedade é tão doentia que ao oferecer bolsas de estudos oferecem também a oportunidade de fraudes nas suas provas, ao oferecer empregos oferecem também altas taxas de juros para acabar com o salário de qualquer universitário ou pai de família, ao oferecerem vida digna oferecem também drogas, álcool, prostituição.
Não quero dizer aqui que não precisamos do 'remédio' (policiais, casas de recuperação, presídios, etc.), mas quero salientar a importância que seria se preveníssemos tantos absurdos e possibilitássemos uma diminuição nos 'remédios' da sociedade.

Já dizia o grande ditado: "É melhor prevenir do que remediar."

Vivemos em uma sociedade doentia e viciada em 'remédios', somos filhos dessa sociedade do contra, mas ainda dá tempo de mudar. Vamos à luta!

2 comentários

  1. Parabéns,você escreve muito bem,gosto muito de ler o que você escreve ;D

    ResponderExcluir
  2. :D Obrigada! Que bom que gosta do que escrevo. :P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...