O mundo está muito complexo

Olá! Como estão?

Está tudo tão corrido ultimamente, não é? Parece que não temos mais tempo para nada, os dias parecem ter encurtado. Vocês acham isso também?? Está tudo tão confuso, tão perdido... é muita coisa!

Em uma das minhas leituras do dia-a-dia dei de cara com esse texto escrito por Denis R. Burgierman, publicado na Revista Super Interessante de Fevereiro de 2014 (páginas 48 e 49) com o título que tem esse post. Bóra ver:

“Aposto que você também notou: viver está complicado. É muita senha, muita informação, muito ódio, muita opção, muita novidade, muito problema que parece ser insolúvel. Por quê? E tem cura?
Tenho quase certeza de que você sabe do que eu estou falando. Uma certa angústia, uma sensação de que tudo está escorregando do controle. E também uma pitada de desânimo com a ordem geral do mundo, como se não adiantasse fazer nada, porque qualquer esforço vai se perder numa série de consequências inesperadas, e pode até acabar tendo efeito contrário ao pretendido. Caceta, de onde vem isso?

A vida está complicada demais. É muita senha para decorar, muita lei para seguir, muita conta para pagar. É muito trânsito. Muito carro na rua, disputando espaço com caminhão de lixo, e é também muito lixo na calçada à espera de alguém que o recolha. É muito risco, muito crime, muita insegurança.

É muito partido político, e nenhum deles parece minimamente interessado nas coisas que são importantes para você. É muita opção de trabalho, mais do que em qualquer momento da história, e ao mesmo tempo é muito difícil encontrar um trabalho que faça sentido. É muita doença estranha de que eu nunca antes tinha ouvido falar, e muita gente morrendo disso. É muita indústria tradicional, de ares eternos, desmoronando de um segundo para o outro. É muita gente da escola sem saber ler nem fazer conta. É muito problema, e cada um parece impossível de resolver. Estou surtando? Só eu estou sentindo isso?”


Não! Não é só ele que está sentindo isso, né? Solução? Não sei se existe, o segredo é aproveitar os momentos que nos fazem bem como se fossem únicos, assim não parece que a vida passa inutilmente, sem termos feito nada.

É isso! Até mais!

12 comentários

  1. Duda li esse texto já sem gostar muito dele no inicio. Você sabe a vida é difícil sim mas quem sabe olhar para o lado bom da vida sempre enxerga o melhor que ele nos tem a oferecer. Eu não sei se isso faz parte do meu otimismo recente, mas esse texto me parece com uma crise existencial que tive, onde tudo parecia desmoronar e a minha vida estar arruinada, pelo contrario.. Esse desapontamento com o mundo tem haver com o que se passa dentro da gente, não é o mundo que ta doido, o mundo que ta cheio de problema, mas sim você. De repente uma reflexão interna positiva resolva, mas caso não resolver espera passar, tenta não reclamar tanto, não ver só o lado ruim de tudo que acontece na sua volta... As coisas vão melhorar tenho certeza!
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, você tem razão! E muita!
      Sempre fui dessa opinião, que é a gente que faz o mundo melhor, é a gente que faz nossos dias mais felizes e tudo mais.
      Mas, tem dias que isso que está no texto acontece mesmo.
      O que nos resta é esperar passar e tentar melhorar, sempre!
      Beijos!

      Excluir
  2. Não, com certeza, não é só ele que está sentindo isso. Estamos passando por um período difícil, não é uma questão sentimental pessoal. É notável as mudanças que estão acontecendo, tanto climáticas, quanto na politica. O que não podemos deixar de fazer, é parar de questionar. Aprendi com um professor da faculdade que, se quisermos mudar algo que não está certo, como na politica por exemplo, a primeira coisa que devemos fazer é questionar e não simplesmente parar de reclamar, não é questão de ver o lado ruim das coisas e sim de querer essas coisas no lugar. E assim, também deve ser em questão das mudanças climáticas, devemos questionar, pois tudo que está acontecendo é culpa nossa. Olha essa falta de água... tantos estados tendo que fazer racionamento para que não falte. Quando passamos por isso? Não fomos preparados para essa situação, cresci achando que água nunca iria acabar, mas ta ai, um tapa na cara da sociedade que, agora é obrigada a recolher o fruto que plantou. E esse surto do ebola? Quando iriamos imaginar que um vírus tão poderoso voltaria a atormentar milhares de famílias, em pleno século XXI. Mas não da pra numerar tantas coisas "estranhas" que estão acontecendo, perderia a conta. Tenho esperanças sim, de que as coisas vão melhorar, mas não vai melhorar de uma hora pra outra, por isso não adianta ficar parado esperando que, num estralar de dedos tudo volte a ser como antes. Então, se não quiser que a vida passe inutilmente, temos que agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nay!
      Só sentar e esperar não vai resolver nada!
      Beijos!

      Excluir
  3. O único problema é que as vezes parece que não conseguimos nem aproveitar o momento.
    É sempre tudo tão corrido.
    Mas, adorei o post flor.
    Parabéns pelo blog!!
    *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos nos esforçar o máximo para aproveitar o momento.
      É isso que faz a diferença.
      Beijos!

      Excluir
  4. Confesso que às vezes me sinto assim também. Como se nós fossemos robôs programados para fazer as coisas e na maioria das vezes não sobra tempo para aproveitarmos a vida. Eu acho que é nessas horas que a vida pede um pouco de loucura. Uma loucura do tipo fazer algo que você não costuma fazer, sair da rotina... Talvez isso te ajude a se sentir menos confusa. Ótimo texto! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Por vezes me sinto assim também.... São tantos compromissos, tanta coisa para fazer que sobram coisas para fazer e falta tempo e infelizmente se não soubermos aproveitar o tempo passa e a gente acaba nem aproveitando o que a vida nos dá de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aline!
      O segredo é a gente se esforçar a cada dia,pra que a gente viva tudo de verdade.
      Beijão!

      Excluir
  6. Sei lá todo mundo anda buscando uma forma de tornar a vida mais fácil, mas parece que apesar de todo esforço ou quem sabe por conta dele as coisas que eram para serem tão simples estão cada vez mais complicadas.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta aí, pura verdade isso Ane!
      Bóra viver com leveza!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...